Ceia Judaica

Crianças nós estamos e já quase terminando o tempo da Quaresma não é mesmo?
Quaresma lembra- quarenta. Quarenta dias que jesus passou no deserto rezando .
Por isso a quaresma é um tempo da nossa igreja que usamos para pensar mais em nossas vidas, o que estamos fazendo de errado, os pecados que cometemos, se estamos sendo verdadeiros amigos , para rezarmos mais, para participarmos mais das celebrações na igreja.
Terminada a quaresma  começa-se a semana santa e depois a mais importante de todas cerimônias de nossa igreja: a Páscoa.
Páscoa- passagem
Para entendermos melhor o que Jesus fez por todos nós , morrendo na cruz para nos salvar,  precisamos voltar a muitos e muitos anos atrás, como se fosse um túnel do tempo, e parando na história da salvação vivida pelo povo hebreu (Jesus era descendente do povo hebreu), que ficou por longos anos escravo no Egito.
Eles eram chicoteados, eram obrigados a trabalharem muito construindo cidades, palácios e esfinges para o faraó.
Eles sofriam muito, e rezavam a Deus, que os livrassem desta tortura, da escravidão.
E um dia aconteceu! É a história da salvação do povo hebreu!
História verdadeira e que está na Bíblia em êxodo.
Deus ouve o desespero do seu povo e manda Moisés como Libertador! Só que o faraó era muito ruim e não deixou que o povo hebreu fosse embora.
Então Deus manda 10 pragas para o Egito, e a última que é a pior de todas, faz com que o faraó deixe sair do Egito , o povo Hebreu comandado por Moisés.é a noite da libertação
Antes de saírem do Egito eles fizeram uma refeição com um Cordeirinho assado e com pães ázimos (pão sem fermento) , e ara escapar da última praga o povo hebreu passou o sangue
Deste cordeirinho na porta de suas casas como sinal que eles pertenciam ao povo eleito de Deus.
Moisés leva o povo até o mar vermelho e Deus faz o povo Passar pelo mar sem se molhar. Os soldados do faraó perseguem o povo até o mar e quando eles tentam passar também são engolidos pelas águas e todos morrem.
Então o povo hebreu começa louvar a deus por sua libertação. Deuz faz páscoa com seu povo.
Páscoa – passagem- passagem da escravidão para a liberdade.
Todos os descendentes do povo hebreu ou judeu comemoravam esta libertação ano após ano, com a festa da páscoa- “passagem”.era a páscoa judaica.
Jesus que era descendente do povo hebreu e também Comemorava todos os anos esta festa: eles comemoravam com uma refeição, uma ceia- onde liam a palavra de Deus,rezavam,cantavam e agradeciam pela libertação.

Esta ceia era feita com vários alimentos:
ervas amargas:  vida de sofrimento, mergulhadas na água com
Sal- representando as lágrimas.

pão ázimo: pão sem fermento- pressa para sair do egito- não deu tempo para fermentar o pão.

Ovo- príncipio da vida, renovação-não tem começo- não tem fim- e é o único alimento que quanto mais se cozinha mais duro Fica.  Representando o povo judeu quanto mais sofrido e
perseguido mais fortes e numerosos eles ficavam.

osso cordeiro-representando o cordeiro korto, cujo sangue Foi passado nas portas das casas na 10ª praga.

pasta de maçã : a mesma cor do tijolo que eles amassavam para construir as cidades e o palácio para o faraó no egito.
pasta comida com o pão: misturado com as ervas amargas- a vida ás vezes é doce- as vezes amargas.
Vinho:  no decorrer da ceia cada pessoa toma 4 taças de vinho celebrando as etapas vividas pelo povo judeu na sua libertação..

Esta refeição –esta ceia- Jesus fez pela última vez com seus Apóstolos – na quinta feira Santa,véspera de sua morte. Depois da vinda de Jesus e depois de sua morte e ressurreição,
comemoramos também a Páscoa, pois nós somos descendentes deste Povo eleito por Deus.
E comemoramos não através de Moisés, mas através de Jesus, que nos libertou de todos nossos pecados nos dando de presente a vida Eterna.
Hoje comemoramos a páscoa- lembrando que passamos do pecado – Morte- para a vida Eterna.
E foi Jesus , que morrendo na cruz, e ressuscitando após 3 dias, que deu de presente a todos os povos a salvação.
A vida de Jesus que venceu a morte do pecado.

Como preparar:
Pasta da maçã:  maça ralada, canela,nozes, mel
Ervas amargas:  rúcula-boldo- losna-carqueja
Vinho deve ser substituído por suco de uva.
 Preparar uma mesa baixa para que todos possam sentar no chão e alcancem os alimentos na mesa.
O osso pode pedir no açougue e assar e tirar toda a carne, ele fica bem limpinho e coloca em cima da mesa.
Cada erva, suco depois de explicado o significado precisa ser saboreado por todos, pois tudo que experimentado, vivenciado, celebrado é guardado no coração.

Colaboração Vera Bonetto Polozzi – Coordenadora Eucaristia

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Louveira

Comentários