Circuito Bíblico - Paróquia São João Bosco

No dia 30 de agosto de 2014 realizamos um Circuito Bíblico na Paróquia São João Bosco, cujo objetivo foi o de preparar nossos catequizandos para o mês da Bíblia. No ano de 2013 fizemos uma Gincana Bíblica e desta vez, contando com ideias de nosso pároco, Pe Agnaldo, resolvemos mudar para um circuito onde as crianças pudessem participar e todos saíssem ganhando, ao contrário da gincana, onde havia uma equipe vencedora.
  O envolvimento das crianças, dos catequistas, do seminarista e dos adolescentes da perseverança foi primordial para que tudo acontecesse de forma positiva.
Dividimos a turma em cinco equipes, por cores de crachás, montamos cinco Oficinas de atividades onde todos os grupos puderam participar e no momento das trocas as crianças ganharam uma lembrancinha da Oficina (marca páginas, Bíblia de EVA, Bíblia de cartonagem, um coração com um cristo e uma mensagem e, uma cópia de um dos jogos apresentados).






As oficinas ficaram assim:

1-Curiosidades sobre a Bíblica – com perguntas e respostas e “torta na cara” (feita de chantilly) para quem errasse.
2-Os patriarcas; Abraão – Isaac – Jacó – José do Egito – Moisés: Como Tudo começou... Vídeo seguido de comentários interativos sobre o tema.
3-Os profetas: com jogo tipo “Batata Quente” – visando ao conhecimento dos profetas mediante breve descrição sobre o mesmo após as crianças montarem um quebra-cabeça com o nome do profeta.
4-Os Evangelhos: utilizando a tecnologia, as catequistas montaram alguns slides explicativos sobre os evangelhos. Em seguida as crianças assistiram ao filme “O Filho prodigo” (desenho). Depois brincaram da “Dança das cadeiras” onde tinham que responder questões sobre o tema apresentado, incluindo a história do Filho prodigo.
5-As Cartas de São Paulo: Catequistas e adolescentes da Perseverança realizaram um “Jogo de percurso” para explicarem a trajetória de São Paulo, São Pedro, Marcos e Lucas, pelas cidades onde saíram para evangelizar.

         Na segunda-feira, 02/09, fizemos uma reunião para avaliação do Circuito como um todo. As catequistas foram unânimes em confirmar o sucesso. Todas se envolveram desde a preparação de cada atividade até o encerramento do dia sem se mostrarem cansadas, principalmente por verem a alegria das crianças que comentavam o que aprendiam em cada oficina, sendo que uma interligava à outra. Concordaram que estas atividades podem e devem ser aplicadas nos encontros semanais com as crianças.
         Acreditamos que as crianças merecem o melhor que podemos oferecer-lhes e contamos com a intercessão de São João Bosco.Participaram cerca de 60 crianças.






Colaboração: Maristela Fiorese Bartipaia -Coordenadora Paroquial 

Comentários