Entrevista com os catequizandos da perseverança sobre o logo ABC

Adolescentes da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Louveira vencem concurso de logotipo e estampam camisetas.
Nicolly Lavignati, 12 anos, Igor de Oliveira, 13, e Lucas Caldana Mello, 13, foram os vencedores do concurso diocesano para a criação do logotipo da Animação Biblico-Catequética. Os três fazem parte do grupo de catequese da Perseverança da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Louveira, e, juntos elaboraram o desenho que representa os sacramentos da iniciação cristã.
O concurso, promovido pela Diocese de Jundiaí no primeiro semestre, mobilizou grupos das paróquias de toda região e foi um convite para a reflexão sobre a importância da unidade de todos os níveis de catequese (Batismo-Pré-Catequese- Iniciação a Eucaristia-Perseverança-Confirmação e Adultos).
Cada paróquia selecionou os desenhos de seus adolescentes, elaboradas durante os encontros de catequese, e indicou os finalistas à comissão diocesana, que considerou a criatividade, as informações e a espiritualidade dos desenhos para eleger aquele que seria a nova identidade da catequese.

O logotipo vencedor foi criado a seis mãos na Igreja São Sebastião. Nicolly conta que, antes de fazer o próprio traço, o grupo pesquisou imagens que simbolizam os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e do Crisma. “Nossas catequistas Jaqueline e Fátima ajudaram a gente a fazer a pesquisa. Unimos todos os elementos para criar nosso desenho”, disse ela.
O resultado mostra os símbolos dos sacramentos (água, óleo, eucaristia), amparados pelo ensinamento bíblico e iluminados pela luz do Espírito Santo.  “Fizemos o desenho imaginando que poderíamos ser escolhidos. Quando soube do resultado, fiquei muito feliz”, contou Nicolly.
Como o concurso foi finalizado enquanto os adolescentes já estavam em recesso da catequese da Perseverança, Igor lembra que soube da notícia de forma inusitada: “Estava a caminho da escola e minha catequista veio ao meu encontro, me contar. Achei muito legal.”
As camisetas com o novo logotipo da Animação Biblico-Catequética foram usadas pelos catequistas durante a missa que celebrou o Dia do Catequista: uma surpresa para Lucas, que voltava de férias às atividades religiosas. “Cheguei na igreja, vi as pessoas com a camiseta. Depois ganhei a minha e então entendi: era o desenho que fizemos juntos que estava na camiseta. Fiquei muito feliz.”

 Motivados com o resultado do trabalho conjunto e animados para voltar aos encontros, os três são unânimes em aconselhar os adolescentes como eles: perseverar sempre na fé. “Participar da Perseverança é muito legal porque os catequistas passam o que a gente pode precisar para o Crisma e em todo nosso futuro”, finaliza Nicolly.



                                                 por Andreia 
                                                      coord. nivel perseverança - Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Comentários