Encontro Diocesano de Coordenadores da Animação Bíblico-Catequética

Ocorreu no dia 25/06 mais um Encontro Diocesano De Coordenadores Da Animação Bíblico-Catequética. Com o tema "A REALIDADE DAS FAMILIAS E SEU DESAFIOS".
Contamos com a presença do Prof. Fernando Bête que guiou os estudos sobre alguns pontos chave da exortação apostólica pós-sinodal "Amoris laetitia" do Papa Francisco que trata sobre o amor na família.( http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html  )

Esse documento é o resultado das discussões realizadas pelos Bispos e o Papa Francisco, durante o Sínodo das Famílias, sobre a família, suas dificuldades e sua importância, e uma reafirmação a sociedade sobre a posição da igreja para muitos temas polêmicos que envolvem a família cristã.
Abrangendo a realidade familiar, o documento parte da Luz da Palavra sobre as famílias e traça todo um panorama sobre a realidade atual e seus desafios, a vocação da família, o amor no matrimonio, os filhos e sua educação, acompanhar discernir e integra as fragilidades, e espiritualidade conjugal e familiar. 
O Papa Francisco afirma que o bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da igreja. A família é a célula principal da Igreja.
Mas a situação atual das famílias no mundo de hoje é preocupante, através do crescimento do individualismo, da ideia de se fazer tudo conforme seus próprios desejos, os laços familiares estão sendo desfeitos e cada componente da família está se tornado uma ilha.
Valores e princípios estão sendo negados para satisfazer a vontade pessoal e social, o matrimônio banalizado se tornando um modismo ou evento social. Os relacionamentos familiares e afetivos se tornando descartáveis e solúveis.
A sociedade está tentando de várias formas distorcer o conceito de família para atender suas expectativas e desejos.
Como forma de resgatar e proteger a família, somos todos chamados a levar o evangelho e a doutrina cristã aos núcleos familiares, acolhendo em suas dificuldades e respeitando as diversidades, mas sempre sobre a luz da doutrina cristã.
O Papa Francisco nos pede para fortalecermos a espiritualidade e a oração na igreja doméstica. Ajudarmos os namorados, noivos e recém-casados a compreenderem a finalidade da vida conjugal. Acolhermos os divorciados ou recasados em suas necessidades sem deixar de lado as concessões doutrinais, faze-los se sentir parte da igreja.
Nos pede acolhimento as pessoas com atração pelo mesmo sexo, pois é uma experiência difícil para o individuo e para sua família. Cada pessoa deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito. Mas deixa bem claro que não existe fundamento algum para assimilar ou estabelecer qualquer analogia entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimônio e a família.

No âmbito catequético, o Papa Francisco nos diz que é importante que a catequese não seja puramente teórica. Isso não serve. A catequese é dar-lhes doutrina para a vida. O catequista não deve somente anunciar, mas viver o Evangelho. Estar em sintonia com o que a igreja pensa e sempre ter em mente que fala pela igreja e não por si mesmo.

por Kleber Juliatti
cood. Regional  Pastoral 11


Comentários