Rito do Éfeta












Durante toda a quaresma os catecúmenos, de toda a diocese foram preparados, para receber da mãe Igreja, os sacramentos da iniciação cristã, na vigília pascal ou no tempo pascal, como é proposto no plano diocesano: Igreja casa da iniciação a vida cristã.
           Na manhã do dia 19 de abril, sábado santo, na paróquia Cristo Redentor crianças, jovens e adultos participaram dos Rito de preparação imediata que são: Ritos Iniciais, Liturgia da palavra, Recitação do Símbolo, Rito do Éfeta, escolha do nome cristão e Rito da Unção, para aqueles que serão batizados.  
        Este rito foi presidido pelo nosso bispo diocesano Dom Vicente Costa e concelebraram os padres Leandro e Lupércio, respectivos, pároco e vigário da paróquia Cristo Redentor, Pe. Paulo Eduardo, paróquia São Judas Tadeu - Itu, Pe. Carlos Rafael, paróquia Bom Pastor - Santana do Parnaíba e Pe. Joaquim, da paróquia São Pedro - Santana do Parnaíba.
        
Na celebração os catecúmenos foram assinalados nos ouvidos e nos lábios, pelo bispo e os padres, no sentido da necessidade da graça para ouvir e professar a Palavra de Deus, “Éfeta, isto é, abre-te”. Depois toda a igreja orou por eles, por meio da oração do exorcismo, afim de que não se deixem levar pela sedução do demônio. Os eleitos foram ungidos no peito com o óleo dos catecúmenos e em seguida professaram a fé.

















Ao final da celebração o Pe. Leandro agradeceu toda Comissão diocesana para animação bíblico-catequética pela preparação e D. Vicente falou da importância do catequista na vida da comunidade.
Foi com muita alegria que acolhemos os 187 catecúmenos de 23 paróquias da diocese.












Comissão Diocesana para Animação Bíblico-Catequética

Comentários