Dinâmica Santíssima Trindade

Esta simples dinâmica é utilizada para explicar aos catequizandos sobre o conceito da Santíssima Trindade:creio em um Deus em três pessoas distintas-Pai, Filho e Espírito Santo. 


 Material necessário: envelope grande com as seguintes palavras pregada( Deus/Santíssima Trindade em lados diferentes), três fichas de papel colorset azul (representando Deus-Pai), vermelho (representando Deus-Filho) e amarelo (Deus Espírito Santo).

 Desenvolvimento: Pergunte aos catequizandos quem é Deus para eles (deixar que falem). Quantos deuses você acredita? (Mostrar o envelope). 




A Igreja nos ensina que cremos em um único Deus, mas em três pessoas distintas (neste momento abrir o envelope e retirar de dentro três fichas ) Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. Acreditamos em um Deus uno e trino.



(Mostrar o outro lado de cada ficha) 

Ficha azul- Deus criador:Deus criou o mundo maravilhoso (perguntar as coisas que Deus criou que os catequizandos mais gostam). Em cada coisa que vemos neste mundo podemos contemplar o amor de Deus por nós. Mas a obra-prima da criação é o homem, que foi criado a imagem e semelhança de Deus.

Ficha vermelha- Deus salvador: Jesus Cristo é a revelação máxima do amor de Deus pelos homens. Jesus aceitou morrer na cruz, dar seu sangue, para a nossa salvação, por isso podemos dizer que Jesus é o nosso salvador. Jesus é o único caminho que conduz a Deus.

Ficha amarela- Deus santificador: Jesus não quis nos deixar sozinho, por isso enviou o Espírito Santo para dar coragem e alegria ao seus seguidores. O Espírito Santo é aquele que santifica, dá coragem para seguir a Jesus e nos ilumina para proclamar a Palavra de Deus.


Este é um mistério chamado mistério da Santíssima Trindade. Este mistério não cabe em nossa razão, mas deve ser reverenciado e amado por nós que amamos e seguimos a Deus.



 Outra sugestão para falar da Santíssima Trindade

Levar um pacote de suco, água e açúcar. O pó de suco (Pai), o açúcar (Jesus) e a água (Espírito Santo) . Misture os três e o resultado é o suco (a Santíssima Trindade). Ao final é só saborear o suco com os catequizandos. (Fonte catebrincando)

Comentários