XXIII - Concentração Diocesana da Animação Bíblico-Catequética







Hoje com muita alegria os catequistas da Diocese de Jundiai, estiveram reunidos na Igreja Santo Antonio – Paróquia São Sebastião em Itupeva para rezar, formar e celebrar a sua missão.
A assessoria foi do Pe. Antonio Lelo, editor e assistente na área de Liturgia e Catequese nas Paulinas Editora, que teve como Tema: A unidade da Iniciação Cristã e Lema:”Nós somos muitos e formamos um só corpo em Cristo, sendo membros uns dos outros.”(Rm 12,5).

O Encontro deu inicio com o acolhimento do Pe. Geraldo Bicudo, pároco da Paróquia São Sebastião, manifestando sua alegria em receber todos os catequistas da Diocese. Em seguida as coordenadoras Diocesanas Roberta N. Biagio Bossi e Ana Paula de Oliveira fizeram a oração inicial.
Pe. Lelo disse a todos a importância da catequese estilo catecumenal, pois sacramentos da Iniciação Cristã , Batismo, Eucaristia e Confirmação tem sentido de anuncio e conversão de vida, anunciar, celebrar e viver a fé.
Que o catequista deve conhecer a Palavra para poder anunciá-la, por isso a importância da formação, conhecimento e experiência, coerência entre fé e vida.
O Querigma, como anuncio da Boa Nova, o chamado, propõe o encontro com Cristo e a conversão para aceitá-lo em sua vida.Discipulado envolvente e processual e não somente preparação sacramental, que anuncia, celebra e vivencia a fé. Mistagogia é  ser introduzido no mistério através dos ritos, uma intima relação entre fé e liturgia, por isso requer uma pastoral centrada no Mistério Pascal e menos devocional.
Após a catequese do Pe. Lelo, iniciou a Eucaristia presidida pelo padre Leandro Megeto e concelebrada pelo Pe. Lelo e o diácono Jonatas . No final da celebração pudemos contar com a presença D. Vicente Costa, que acolheu, motivou e anunciou a o novo assessor da Animação Biblico-Catequética o diácono Jonatas Rodrigues da Silva.
Estiveram presente cerca de 2000 catequistas.


                                                                                                                      Por Roberta N. Biagio Bossi
                                                                                   Coord. Diocesana da Animação Bíblico-Catequética







Comentários