Como dissemos anteriormente no último artigo, a fé
é um dom que nós recebemos da Igreja, que a professa e a transmite. Ao mesmo
tempo, é um ato livre que testemunhamos com gratidão, pronunciando-a com
consciência e empenho na assembleia que celebra a Eucaristia dominical. Ela é
resposta à revelação de Deus e por isso é sempre dom. Ela nasce do espanto
diante de Deus que se revela e se entrega. É a nossa resposta mais adequada.
Por isso a fé é intimamente ligada ao amor, pois só se acredita em Deus
precisamente porque se ama. E ama-se porque descobrimos sermos amados por ele.
E aquele que vive o mandamento do amor na comunidade, crê como comunidade e na
comunidade cristã que nos transmitiu a fé. Ao mesmo tempo se crê individualmente,
sem possibilidade de se delegar, na medida em que a fé é uma escolha livre e
voluntária. E fazemos isso por meio do Símbolo,
a oração de nossa fé: o Credo.
A
fórmula do Credo é a expressão fundamental da fé em que acreditamos, mas pressupõe, por sua vez, a fé com a qual acreditamos. São frases,
fórmulas que têm a função de imagens, símbolos verbais e audíveis que remetem
para Deus uno e trino, invisível, mas próximo.
Essa fé nós a expressamos
não só professando-a, mas também celebrando-a nos sacramentos, uma vez que sem
eles nossa profissão de fé não seria eficaz, pois faltaria a graça que sustenta
o testemunho dos cristãos; vivendo-a em nossa comunidade paroquial, por meio do
amor de Cristo que enche nossos corações e também rezando-a, pois devemos lembrar
de Deus e de suas maravilhas, da mesma forma como nos lembramos de respirar. E
o Credo nos proporciona isso.
Esta oração, o Credo, é o
nosso selo espiritual, o Símbolo, aquilo que nos une, é a meditação do nosso
coração e a sentinela sempre presente: é, sem dúvida, o tesouro de nossa alma e
a porta de entrada para a intimidade com Deus que Se nos revela e que a Igreja
nos transmite, não por opiniões humanas, mas pela revelação do próprio Deus nas
Sagradas Escrituras.
Continua...
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