Viver Pentecostes - Dramatização


Locutor: Um homem de Deus desceu ao povoado para anunciar aos seus habitantes uma mensagem divina.

Homem de Deus: Alegrem-se, porque o Espírito Santo de Deus será derramado sobre todos vocês.

Locutor: Aquela notícia os encheu de entusiasmo e fez todos se empenharem nos preparativos para recebe-lo. Mas quando o momento indicado chegou apenas, alguns receberam e beneficiaram-se de todos os seus dons; e aos demais o Espírito passou desapercebido.

  (No povoado apenas uns poucos moradores estão felizes, sorrindo, trabalhando e ajudando os demais, enquanto os outros estão com raiva por não recebe-lo).

Locutor: Estes, vendo como eles eram felizes, puseram-se à caminho indignados em busca do homem de Deus para protestar contra o que aconteceu.

(Aqueles que não receberam o Espírito se reúnem em frente do homem de Deus e começa a discussão, falam várias línguas ao mesmo tempo).

Povo: A nós não nos passou nada! Por que? Nós queremos saber? O Espírito Santo não seria derramado sobre nós?

Homem de Deus: Não vale a pena que venha a força do vento, se as velas de seus barcos não são hasteadas para deixar-se levar por ele.

Povo:(com raiva) Mas se nós não vimos qualquer vento que vem! O que significa abrir as velas de nossos barcos? Nós não entendemos nada. Nós só vimos sair o sol como todos os dias, e nada mais.

Homem de Deus: O amor gratuito, como o vento, não pode ser visto, só pode ser percebido a partir do coração. E, ao que transparecem, seus corações estão cegos, porque não são atraídos pela força do amor que Deus está continuamente derramando sobre você.

Povo: Que é que podemos fazer para deixarmos de ser cegos?

Homem de Deus: Quando vocês deixarem de ver o sol como rotina de cada dia; quando vocês deixarem de tomar por normal tantas coisas ao seu redor, e que são um dom gratuito que vocês podem ter apenas naquele dia. Então, e só assim, estarão prontos para ver e perceber o Espírito que os sustenta e os envolve a cada dia.

Esta dramatização pode ser apresentada em formato de micro programa radiofônico, intercalando com músicas e efeitos sonoros, como: vento, murmúrio da multidão...

O mais importante é viver Pentecostes, deixar o coração cheio do Espírito Santo para anunciar o Reino de Deus.

Comentários