2º dia da Escola - Eixo Teológico e Metodológico

Eixo Teológico
O professor especialista Luiz Alberto Asato, do sub regional de Botucatu, trouxe para os presentes a reflexão do tema “Ética e Moral cristã”. O assessor serviu-se de textos extraídos da Revista de Catequese e outros subsídios 
catequéticos, para  desenvolvimento do assunto.
Destacou que ética e moral não são coisas distantes da vida humana, e que uma se serve da outra. A ética, do grego Ethos, que significa o modo de ser, caráter e valores, ilumina as ações morais. Moral, do latim Mos ( no pluralmores) da ênfase ao significado do costume. A moral está ligada intimamente ao caráter.
Quando se fala de ética, fala-se de valores universais, já a moral está para aspectos particulares, de determinado grupo ou cultura. A ética ajuda nas reflexões das nossas atitudes morais.
Além dessas definições, professor Luiz falou da importância da relação do ser humano com a sociedade. Uma relação de troca, onde o homem oferece o seu trabalho e a sociedade lhe dá o essencial para a sobrevivência. E é dessa relação indispensável, que o homem se humaniza.


Eixo Metodológico – Professor Pe Paulo Gil - “Planejamento catequético- Um caminho a percorrer”.
Dois textos iluminaram os trabalhos: A perícope de Mateus 13, 1-23 e o parágrafo 49 da Evangelium Gaudium. A parábola do bom semeador é um ótimo texto para ilustrar um bom planejamento catequético. Cristo ao sair para evangelizar, pensou no objetivo que desejava alcançar com aquele grupo, no lugar onde ele se reuniria e na estratégia. O papa Francisco relembra que o objetivo da catequese é de fazer com que as pessoas se tornem amigas de Jesus.
Alguns aspectos importantes foram destacados para realização do planejamento catequético:
A pratica pedagógico-catequética exige do catequista uma inserção na comunidade;
A catequese é um processo dinâmico, exigente e permanente da educação da fé e exige tempo, pessoas;
Para um bom planejamento é preciso considerar a importância do tempo necessário para a sua realização;
O caminho para a realização do planejamento existe, o que falta é foco para a sua realização;
Considerar a caminhada de vida de cada pessoa como um ser, único e inteiro, diferentes de todos os demais. Aproximar-se das pessoas como elas são assim como Jesus fez;
Planejar é fazer a experiência da reflexão. Cuidado com o improviso, em partir sem saber para onde se quer chegar, em agir sem tomar decisões
A mística deve estar presente no planejamento, uma reflexão à luz da Palavra de Deus, pensar no material humano.
Determinação das prioridades para fazer um planejamento: como fazer? O que fazer? Com quem fazer?
Realizar uma elaboração do plano: estabelecer as etapas do planejamento e elaborar o plano.
A importância de uma avaliação periódica das etapas como uma abertura para possíveis mudanças;Para planejamento dos encontros catequéticos é preciso considerar: Motivação, interiorização, expressão, memorização e sensibilização.

Comentários