3º dia escola - Eixo Litúrgico e Oficinas

                                                                                                          Este eixo foi apresentado pelo Profº Dr.Paulo Sérgio L. Gonçalves


O eixo litúrgico: “Eucaristia, fonte de vida e missão da Igreja” 
  objetivo desse estudo é apresentar analiticamente a eucaristia como sacramento originário da vida e missão da Igreja.

Para melhor compreender o sentido da eucaristia, pode-se partir de duas vias: a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja. No sentido bíblico, a Eucaristia é apresentada como: a ceia do Senhor, sacrifício amoroso, presença real de Cristo na Igreja e no mundo e sonho escatológico.
            Servindo-se do texto paulino de 1 Cor 11,23-26, padre Paulo destacou a vivacidade da ceia do Senhor. Paulo foge a regra dos demais apóstolos de Jesus, não O encontrou fisicamente, e sim por uma experiência fenomenal, vivida. Paulo narra o que recebeu do Senhor.
            A ceia de Jesus, rememorada pelo Apóstolo, remete o cristão a ceia judaica, narrada em Êxodo 12,1-14. Cristo faz com toda humanidade a Nova e Eterna Aliança. Ele se fez cordeiro, para a salvação de todos.
            Em Marcos 14,22-25, um verdadeiro manual de catequese, o contexto teológico é o seguimento de Jesus. O vinho tem um sentido escatológico, o sangue da salvação.
            Lucas 22, 19-20, a salvação por meio de Cristo é universal. Uma identificação entre o pão fracionado e ação de graças. Aqui quando se fala numa presença de Cristo é a presença espiritual.
            Ainda nas obras lucanas, em Atos dos Apóstolos, é possível perceber as celebrações de iniciação cristã, que eram realizadas nas casas com as famílias. Uma articulação entre Palavra e Eucaristia, por exemplo, em Emaús a palavra prepara o caminho para a eucaristia e a eucaristia clarifica a palavra.
            A carta aos hebreus, Eucaristia é um sacrifício amoroso. Aqui não existe mais templo, nem sacerdote, Cristo é o Sumo Sacerdote. Jesus é o cordeiro imolado (Hb 10-13).
            No contexto da Tradição, padre Paulo percorreu toda a história da Igreja, desde as primeiras comunidades, passando pela teologia elaborada pelos santos padres, ressaltando a importância dos Concílios de Trento e do Concílio Vaticano II, até chegar a documentos recentes que falam sobre a Eucaristia, como Ecclesia de Eucharistia (João Paulo II, 2003) e Sacramentum Caritatis (Bento XVI, 2007).
            Outros aspectos foram destacados pelo professor: uma dimensão social da eucaristia, pois é um sacramento que não exclui ninguém é a própria pessoa que se exclui do sacramento. A importância da inculturação eucarística, respeitando a cultura em que a celebra, mas não alterando a matéria do sacramento: o pão e vinho. A presença real de Cristo, uma espiritualidade eucarística e a ecologia eucarística.  


Oficinas - catequese com estilo catecumenal - Orientação: equipe de coordenação regional
A proposta foi de oito grupos, de nove pessoas, para passar em quatro cenários montados e observar cada um.
·        O primeiro cenário apresentava a catequese no contexto do pré Concílio de Trento ao Concílio Vaticano II.
·         O segundo cenário apresentava a Catequese Renovada, as conferências episcopais latino-americanas e a Primeira Semana Brasileira de Catequese
·         O terceiro cenário apresentava a Segunda Semana Brasileira de Catequese, a importância de se fazer uma catequese adulta com os adultos
·         O quarto cenário apresentava a Terceira Semana Brasileira de Catequese, o Documento de Aparecida.
            Depois de ter percorrido este caminho, à luz da entrevista com o irmão Nery, intitulada “Catequese de inspiração catecumenal”, os grupos responderam a seguinte questão: O que é essencial para uma catequese com estilo catecumenal?
            É necessária uma formação acerca do estilo catecumenal para os catequistas, os demais agentes de pastoral e também o clero. Que haja coragem para a mudança de paradigmas e um esforço de conversão de toda igreja. Uma integração entre liturgia e catequese.
            Querigma anunciado e vivenciado pelos catequistas, para que possam anunciar e testemunhar aos seus catequizandos e suas famílias. Voltar-se de fato para uma catequese com adultos, sem abrir mão da catequese infanto-juvenil, que proporcione um encontro pessoal com Jesus Cristo.
             Nas suas considerações finais, padre Paulo Gil, disse que o essencial é uma formação iniciática dos catequistas, que começa em casa. Fazer uma catequese fundamentada na Palavra, nos documentos, trazendo símbolos e sinais para mergulhar no mistério. Assim como caminhamos, no crescimento, o processo só vai acontecer se tivermos um encontro com Cristo.
           







Comentários