4º dia - Escolas Diocesanas e Paroquiais


Escolas diocesanas e paroquiais - Orientação: Pe Marcelo Machado-RP1
Momento de reflexão e orientação para as escolas paroquiais e diocesanas.
            Padre Marcelo fez um pequeno resumo do instrumento de trabalho da CNBB Escolas Catequéticas - Um processo pedagógico, vivencial e catecumenal.
            Desde antes do Concílio Vaticano II, fala-se da importância da formação dos catequistas, uma formação permanente sem esquecer as transformações na política, cultura e na religião.
            As escolas bíblico-catequéticas paroquiais são voltadas para os catequistas de base, devem ser verdadeiras escolas de IVC. E essa escola também vai conduzir ao verdadeiro ministério do catequista. As escolas bíblico-catequéticas diocesanas deve ser um momento de aprofundamento e de formação para formadores, viabilizando o projeto diocesano proposto pelo bispo. Ambas devem contemplar os eixos: bíblico, teológico, metodológico e litúrgico, mas cada uma na sua especificidade.
            É a mística que sustenta e ajuda atingir com segurança o objetivo traçado pela escola. É de grande importância que cada escola tenha o seu projeto político pedagógico.

            Logo após o café, todos os presentes foram convidados a fazerem um momento de avaliação (escrita e oral). Padre Paulo e toda a equipe de coordenação do regional fizeram a entrega dos certificados e sorteio de alguns brindes. Encerrou-se com o almoço.


Comentários