Encontro de Coordenadores da Animação Biblíco-catequética

No dia 05 de julho na Cúria Diocesana realizou-se o Encontro de Coordenadores da Animação Bíblico-Catequética. Tendo como tema: Iniciação à Vida Cristã e o Catecumenato e Lema:” Deus é amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.”(1 Jo 4,16).
O encontro teve inicio com a Leitura Orante e os catequistas foram conduzidos a interiorizar e saborear a Palavra e ir ao Encontro de Jesus Cristo.
Pe Joaquim de Souza Filho, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José em sua catequese destacou:
 A importância do catecumenato na catequese em 4 tempos ou etapas.
1º tempo: Pré Catecumento ou Querigma
 Anúncio do mistério de Cristo e convite de conversão a derir, consciente e livremente  por amor ao Cristo, Dom do Pai, pela Ação do Espírito Santo.
2º tempo: Catecumenato
A catequese com a doutrina, reflexão, a vivência da prática na vida cristã.
3º tempo: Purificação e Iluminação
No tempo Quaresmal, com catequeses celebrativas, entrega de sinais e símbolos, práticas quaresmais e ritos.
4º tempo: Mistagogia
Tempo de vivenciar e celebrar o que foi aprendido na catequese.
Ele destacou que o catequista deve ser mistagogo, aquele que introduz a pessoa no Mistério de Cristo, para que alcance a maturidade da fé e possa dizer, como concluiu o apostolo Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.”
A iniciação cristã é a grande urgência da Igreja hoje, conforme a proposta do estudo 97 CNBB, Documento de Aparecida e o do Diretório Nacional de Catequese.
Após a catequese do Pe. Joaquim a coordenadora diocesana Roberta Biagio Bossi passou orientações sobre a proposta de articulação de todos os níveis da catequese com a inspiração catecumenal, conforme o Projeto Diocesano 2014.
No final do encontro a vice coordenadora Ana Paula falou da importância da “Escola Catequética” que se inicia no dia 05 de agosto 2014, na Cúria Diocesana.
Estiveram presentes 216 coordenadores da Diocese de Jundiaí.







Comentários