Hoje iniciou as atividades escola de atualização catequética do Regional Sul I, deu-se início às 14h30 do dia 15 de julho, no Espaço Anhanguera, em Perus.
Pode-se destacar da reflexão realizada pela assessora, os seguintes tópicos:
· A Tradição oral e escrita da Sagrada Escritura;
· Animação Bíblica na catequese;
A Ir. Maria Aparecida, fez um itinerário sobre as cincos conferências episcopais da América Latina e Caribe, destacando o que cada uma traz de contribuição para a interpretação da Sagrada Escritura, na vida da Animação Bíblica Pastoral.
O padre Paulo Gil, assessor da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul I, acolheu a todos com muito carinho e fez uma oração inicial. Logo após o acolhimento, a Ir. Maria Aparecida Barbosa, da congregação das irmãs do Imaculado Coração de Maria, começou a sua reflexão como tema proposto do eixo Bíblico: “Caminho para interpretação da Palavra”.
A Ir.Maria Aparecida trabalhou o caminho de interpretação da Sagrada Escritura tendo como instrumentos de trabalho dois documentos da Igreja de grande importância para Animação Bíblica da Pastoral: A Dei Verbum e a Verbum Domini.
Pode-se destacar da reflexão realizada pela assessora, os seguintes tópicos:
· A Tradição oral e escrita da Sagrada Escritura;
· Animação Bíblica na catequese;
· Alguns passos para diminuir a distância entre os cristãos e a Palavra de Deus. Pela intimidade da Palavra, que crescemos no diálogo com as outras religiões, e assim viver o ecumenismo;
· Dei Verbum : Um amplo espaço à Palavra de Deus, a Bíblia na mão do catequizando e o avanço das ciências bíblicas;
· Verbum Domini: A intimidade de Deus a partir da Palavra- Uma Igreja conduzida pela Palavra;
· Uma Igreja convocada a anunciar a Palavra ao mundo, motivando a justiça e a caridade
· Deus que escuta o ser humano e sabe das suas necessidades, Ele se dá a conhecer no dialogo, pedagogia dialogal de Deus.
Para finalizar Pe. Paulo Gil destacou que a Palavra deve ser acolhida, meditada, celebrada, vivida, transmitida na nossa ação pastoral.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua contribuição. Seu comentário é sempre muito importante. Caso não tenha uma conta gmail, escolha a opção "ANÔNIMO" e identifique-se no final da mensagem.