ESCOLA DIOCESANA SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

Escola Diocesana Bíblico -Catequética
São José de Anchieta

A formação dos catequistas é atualmente uma das tarefas mais urgentes de nossas comunidades, pois, “o catequista é de certo modo, o intérprete da Igreja junto aos catequizandos” (DCG 35).


Objetivo:
            A escola Bíblico-Catequética tem por objetivo despertar os catequistas para as competências e habilidades essenciais para o exercício do seu ministério, fazendo acontecer um processo sistemático de formação e interação entre fé e vida.

Mística:
Fala Senhor na nossa voz” -Atos 8, 26-40

Metodologia:
            A formação de catequistas deve configurar-se a partir da metodologia de inspiração catecumenal, iniciática. Passar do conteúdo científico, doutrinal, técnico, para um conteúdo Querigmático, mistagógico.

Público Alvo:
            A Escola Bíblico-Catequética Diocesana será um espaço destinado para a formação de catequistas, educadores da fé, que compõe a comissão para animação bíblico-catequética das paróquias e comunidades da diocese.

Duração e carga horária:
            Dois anos divididos em quatro módulos, com a duração de cinco meses cada módulo. Encontros semanais de 1h30m.

I - Eixo teológico catequético:
A fé professada
Temas propostos: Espiritualidade cristã: Espiritualidade trinitária; Espiritualidade bíblica, Espiritualidade litúrgica. Maria, modelo de fé
II -Eixo Bíblico –catequético:
A fé anunciada
Temas propostos:Sagradas Escrituras ( composição das Escrituras; os gêneros literários; os métodos de Leitura Bíblica dando ênfase na Leitura Orante ).
Jesus e nos Evangelhos : estudo comparativo, discipulado missionários nos quatro Evangelhos.
 Atos dos apóstolos
Cartas Paulinas e Católicas
Escritos Joaninos
III - Eixo litúrgico- catequético
A fé celebrada
Temas propostos:Liturgia: dimensão mistagogica
Sacramentos: introdução aos sacramentos, os sete sacramentos, ritos dos Sacramentos.
Símbolos e sinais
Documentos e estudos fundamentais para esse eixo:
Sacrosanctum Concilium; Documento de Aparecida; Estudo 97:Iniciação à Vida
Cristã, um processo de inspiração catecumenal; Estudo 82: O itinerário da fé
na iniciação cristã de adultos
IV - Eixo metodológico –catequético:
A fé vivida
Temas propostos: Pedagogia catequética: pedagogia divina, princípios metodológicos, métodos, didáticas, psicologia das idades, técnicas e recursos/ ludo-catequese.
Processo de iniciação à vida cristã: catequese com inspiração catecumenal, o processo catecumenal, catequese mistagogica.

Documentos fundamentais para esse eixo:Catequese Renovada; Diretório Geral de Catequese; Diretório Nacional de Catequese.

Dia da semana: terça-feira
Turmas tarde e noite
14h30min as 16h
19h30min as 21h

Comentários

  1. Amei o Blog!!! Muitas postagens interessantes que irão me ajudar em minha caminhada de catequista!!! Agradeço as orientações!!

    ResponderExcluir
  2. Sol, que bom que gostou. Divulgue as todos os catequistas, para que a nossa comunicação possa ser cada vez melhor. E unidos possamos anunciar cada vez mais Jesus Cristo. Fique com Deus!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua contribuição. Seu comentário é sempre muito importante. Caso não tenha uma conta gmail, escolha a opção "ANÔNIMO" e identifique-se no final da mensagem.